Imposição de páginas


Home

Definição

Imposicionar significa montar as páginas em cadernos de impressão. É o método de disposição de páginas de forma a aproveitar a folha onde o material será impresso, para que depois da dobra e do corte do papel as páginas estejam devida- mente intercaladas e posicionadas.


1 - Você tem uma publicação que vai ser impressa em Formato A4... mas devemos lembrar que este formato só vai ser "assumido" após o refile e dobra do material (acabamento), que é uma etapa posterior à impressão.

Durante a impressão, para melhor aproveitamento do papel inteiro (que deve ter aproximadamente 960 x 690mm), será montada repetições ou encaixes para que sejam impressos frente e verso do material apenas reposicionando o papel numa segunda passagem na máquina.

Com o processo de imposição, o papel entra em máquina duas vezes. Na primeira vez para imprimir o primeiro jogo na frente[/u], e na segunda vez para imprimir o mesmo jogo da arte só que no verso.

Consegue-se isto usando um processo que eu conheci por "Bate-e-Vira", mas em cada região chamam de uma forma... tira-põe, tira-retira, etc... apenas imprimindo (bate) e depois virando o papel

2 - Num caderno, visualmente temos as páginas 2 ao lado da 3, a 4 ao lado da 5. Na montagem, devemos reposicionar estas páginas para que elas fiquem lado-a-lado após a montagem do caderno e sua grampeação... como você disse que seria feito. 

Veja que para impressão de frente-e-verso teremos a página 8 ao lado da 1 e nos versos, teríamos a página 7 ao lado da 2. Desta forma, quando as páginas forem encartadas, teremos a formação dos cadernos na seqüência correta.

3 - Para montar uma imposição destas, recomendo que siga as dicas do Pedro K... dobre vários papéis no meio e intercale eles... como se estivesse montando um caderninho... Escreva a numeração das páginas e depois, desmontando a intercalação vai ver os pares e os versos.

Num caderno de 8 páginas teríamos os seguintes casais:
{ LEMBRE-SE: SEMPRE CADERNOS MÚLTIPLOS DE 4 PÁGINAS,
QUE É A MONTAGEM MÍNIMA DE UMA FOLHA INTEIRA }


Para entender a forma como funciona este sistema, imagine que o primeiro jogo foi impresso. Depois disso, o papel será girado 180º e virado lateralmente. Desta forma, a página 7 vai "cair" exatamente embaixo da página 8 e a página 2 embaixo da 1. Quando for feita a segunda impressão, teremos os versos impressos sob as frentes.

O mesmo vai acontecer com o segundo caderno. { Páginas 6 / 3 e 4 / 5 }

4 - No final, ao encartar as páginas já refiladas em formato A3 e dobrando ao meio, teremos uma revista no formato A4. Note que a impressão aconteceu em A4 X 2 X 2, ou seja A2. Refilou-se para A3 e, ao dobrar, definiu-se o A4.



Alguns Progrmas para imposição de páginas