Preflight, Package e Separations Preview no Indesig


Home

Definição

O Adobe InDesign, aplicativo para diagramação de páginas, trás alguns recursos que auxiliam no processo para finalização do arquivo para posterior fechamento. O usuário pode, através de recursos automatizados, fazer uma varredura no arquivo a procura de erros, criar uma pastinha com todos os links para ser enviada à gráfica e visualizar, ainda no InDesign, a separação de cores antes da tiragem dos filmes.


1) Preflight: termo relacionado à aviação, foi adaptado para a área gráfica e tem a função de fazer uma varredura no arquivo, aberto ou fechado, a procura de prováveis problemas, listando-os junto com suas características gerais. Os problemas estão geralmente relacionados aos links, incluindo aí imagens e fontes, e ao modo de cor.

2) Package: este recurso auxilia na criação de uma pasta com o arquivo do InDesign e os links utilizados, para posterior envio à gráfica. Muito prático, pois evita a realização manual do procedimento, eliminado o risco de algum link não ser incluído.

3) Separation Preview: neste recurso o usuário pode visualizar os filmes na tela, além também de configurar a carga máxima de tinta que o impresso vai ter. Auxilia no fechamento, antecipando riscos de erro.


Por: Sérgio Campelo