Raster/vetor


Home

Definição

Raster (mapa de bits)

Imagens raster (ou bitmap, que significa mapa de bits em (inglês) são imagens que contém a descrição de cada pixel, em oposição aos gráficos vectoriais.

O tratamento de imagens deste tipo requer ferramentas especializadas, geralmente utilizadas em fotografia, pois envolvem cálculos muito complexos, como interpolação, álgebra matricial, etc.

Um bitmap pode ser preto-e-branco ou colorido. Há um padrão chamado RGB, do inglês Red, Green, Blue, que utiliza três números inteiros para representar cada uma das cores primárias, vermelho, verde e azul.

Essas imagens são basicamente compostas por uma tabela onde cada célula da tabela seria um pixel (é o menor ponto de um bitmap), e cada pixel assume uma cor, para fazer uma imagem, quanto maior o numero de pixel, maior será o nível de detalhe e qualidade da imagem, mas também ira crescer o tamanho em disco.

Um exemplo que já pode ter acontecido com você é ver em algum site uma imagem meio quadriculada, aqueles "quadradinhos" são esses pixels que estão ampliado ou em uma resolução menor que deviam.

Tamanho normal Tamanho ampliado



Definição

Vetor(desenho vetorial)

Imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas, de forma diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores.

Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição.

Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel.

No vetor sempre vai ter uma curva suave e perfeita, sem nenhum quadriculado, e se você ampliar o objeto ele também não perderá a qualidade, porque o programa simplesmente vai recalcular os dados para que aquela curva, das coordenadas x,y passem para as coordenadas a, b.

Tamanho normal Tamanho ampliado