Reticulas


Home

Definição

É o nome dado a uma gama de pequenos pontos utilizados na formação de uma imagem impressa, bem como a formação de uma imagem em tela de computador que é formada por pequenos pontos chamados de pixel.

Os processos de impressão não têm a possibilidade de dar uma distribuição adequada às diferentes graduações de tonalidade que possui um original de tom contínuo.

As diferenças de tonalidade da imagem original serão substituídas por diferenças no tamanho relativo das áreas de cobertura da tinta.

Não haverá, portanto uma real variação de tonalidade. A variação do tamanho, ou quantidade dos pontos causa um efeito visual que imita essa variação tonal.


Reticula

Reticulas / História

Quem vislumbrou a possibilidade da reprodução descontinuada, isto é, a decomposição da imagem em pequenas partes, foi Talbot, em 1853, baseando-se em um princípio físico: ”Um obstáculo opaco interposto num campo de luz de um feixe luminoso, forma um cone de sombra”.
reticula_filme

Retícula / Porcentagem

Define-se como porcentagem o tamanho do ponto analisado, ou seja, a proporção entre a área de grafismo e contra grafismo existente num certo local do filme. Quanto maior o tamanho do ponto maior também será a sua porcentagem que conseqüentemente nos indicará uma área escura.

Quando um original de tom contínuo é reticulado diz-se que ele foi transformado em meio-tom. A quantidade de pontos por unidade de medida define a qualidade e o tamanho do ponto (retícula convencional) é responsável pela variação tonal.

Porcentagem Tipos de reticulas / Convêncional

É a mais usada a nível mundial, comum dentro das industrias gráfica.

Retículas - Inclinação

É definida pelo ângulo medido a partir da base da retícula até uma linhapassando pelos cantos diagonalmente opostos do padrão de pontos.

Encontramos as 4 inclinações mais utilizadas:

Existe um distância obrigatória de 30° graus entre as cores para evitar o efeito Moiré (moaré).

Inclinação
Roseta

Tipo de Ponto

O tipo de ponto é um fator determinante na qualidade de impressão, acarretando num maior ou menor ganho de pontos, problemas como entupimento, etc.

Analisaremos 3 tipos de pontos comumente utilizados: