Tintas Graficas


Home
Definição

São substâncias responsáveis pelas cores. Possuem formas de cristais muitos finos São de origem natural, orgânica e inorgânica. Podem ser solúveis ou insolúveis.

Formulação básica:
  • PIGMENTOS
  • VERNIZES(VEÍCULO)
  • ADITIVOS


Pigmentos

Preto

São obtidos através de combustão incompleta de substâncias líquidas e gasosas. O negro fumo é uma forma de carvão produzida pela combustão de diferentes líquidos.

Branco

Tem a finalidade de cobrir o suporte utilizado refletindo a luz, é extraído do dióxido de titânio e sulfato de zinco. Os brancos transparentes são vernizes usados para alterar a viscosidade das tintas.

Colorido

Responsável pela tonalidade e intensidade de cor, possui origem:


Vernizes(Veículos)

Resinas

Possui a finalidade de transportar e fixar o pigmento no suporte. Para tintas graxas é uma combinação de resinas, óleos vegetais e minerais, obtidos mediante aquecimento. Podem ser secativas, semi secativas ou não secativas

Composição: Resinas naturais, Sintéticas Óleos vegetais de madeira, soja, mamona e linhaça Óleos minerais obtidos do carvão e do petróleo A temperatura e o tempo de cozimentos são as variáveis que determinam a viscosidade do verniz.


Vicosidade

Viscosimento
Viscosidade é a resistência à fluidez (ou a fricção interna) de uma substância, no caso, a tinta. Sua unidade de medida é o poise.


Cuidados:

A viscosidade baixa - pode causar alguns problemas como ganho de ponto, volatização da tinta, deficiência na distribuição da tinta, dificuldade no balanceamento água e tinta. Viscosidade muito alta - pode causar dificuldade na transferência da tinta, perda de definição da imagem e acúmulo de tinta, principalmente na blanqueta.

Tack

Tack
É a resistência que uma tinta oferece ao dividir-se em duas películas.


Cuidados:

Tack alto - pode causar arrancamento superficial do papel, acúmulo de partículas na blanqueta, perda de definição da imagem e deficiência da distribuição da tinta na rolaria. Tack baixo - causa entupimento dos meios tons, ganho de ponto, dificuldade na distribuição da tinta pela rolaria, perda de detalhes e nitidez da imagem.

Rigidez

É a medida do “corpo”da tinta; ela nos orienta se a tinta flui bem, ou seja, se ela é “pastosa”ou “dura”. Quanto mais baixa a rigidez de uma tinta mais ela flui. Muitas vezes ela é confundida com viscosidade induzindo o impressor à adicionar produtos não necessários.

Tixotropia

É a propriedade de alta rigidez que certas tintas apresentam quando estão em repouso, e fluidez quando agitadas, também chamada de tack aparente.

Decalque

Problema de impressão comum aos impressores, resultante da transferência de imagem de uma folha já impressa para o verso da outra.

Repinte

Problema de impressão identificado quando a imagem impressão em um dos lados se transfere para o verso causando dificuldade de observação.

Penetração Seletiva

Para papéis microporosos neste processo o óleo tende a separar da tinta e a penetrar no papel deixando na superfície o pigmento junto com o verniz como o verniz não penetra chamamos de filtração seletiva.

Oxidação

Este processo é aplicado em suportes impermeáveis como plásticos ou papéis metalizados. Neste caso a tinta não deve conter óleos minerais não oxidáveis.

Penetração / Evaporação / Oxidação

É um processo combinado e muito usado em rotativas com forno. No momento da impressão há um ‘Setting”e em seguida a impressão passa por um forno e ocorre a evaporação e por fim a oxidação.


Aditivos

Amaciante Mineral Amaciante Vegetal Diluente Grosso Mordente Grosso Pasta Anti-tack Pasta Anti-pega Verniz Anti-Tack Pasta Cêra Deslizante Secante Triplo Universal Secante Líquido de Cobalto Algumas Linhas de Tintas

Offset Planas Offset Rotativas
  • Set rápido
  • Brilho
  • Fresh
  • Laminados e sintéticos
  • Prova (prelo)
  • Segurança
  • Metalgrafia
  • IR, UV e EB
  • Atóxica, etc
  • Jornal
  • Formulário contínuo
  • Heat set